terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sexo vende

Instinto natural e irracional de qualquer ser vivo, o sexo é artigo que sempre vende. Nada mais óbvio que usar (e abusar) dele para fins lucrativos. E qualquer objeto que é ligado ao sexo é garantia de sucesso.

Além do sexo explícito – a exemplo da indústria pornográfica – as relações que giram em torno do desejo humano vem da idealização do perfeito, do belo. A idealização corresponde a um padrão de beleza imposto, que define um corpo destinado ao consumo, associado aos apelos dos desejos, esses, dissociados do Eros*, onde a libido tem como expressão e se traduz apenas em genitália. Ou seja, no ato sexual propriamente dito. Corpos belos e sarados deixam os instintos de qualquer ser humano à flor da pele.

A banalização e objetificação do corpo pela indústria cultural é uma sacada de tempos. Qual o ‘tesão’ de relacionar a figura da mulher em propaganda de cerveja ou de carro? Ou termos um galã- herói que salva o mundo na novela das oito? Poder. Sim, o poder ainda é a grande questão relacionada a isso. A idealização de ser/ter determinado objeto está ligado ao status de poder dentro da nossa sociedade. A idealização vem a partir de um molde que nos foi imposto como uma verdade absoluta e indubitável. Ou é isso ou não é. Ter em mãos uma cerveja gelada, para o inconsciente de muitos, significa poder possuir, mesmo que apenas em seu imaginário, um padrão ideal que satisfaça o seu desejo. Vender rostos e corpos é rentável. E qualquer produto relacionado a eles, imediatamente segue essa lógica. É um valor de uso e de troca.

Furando as barreiras do discurso da propaganda, o sexo é ainda um assunto tabu nos nossos ciclos sociais. É tratado com infantilidade, com desprezo e, por muitas vezes, como pecado, graças a formação patriarcal e machista da nossa sociedade. Apesar de toda a espetacularização em torno dele, o sexo ainda precisa ser desmistificado. O fato do assunto ainda ser um mito, o torna magistral. Falar de sexo é imprescindível nos dias de hoje, seja para desmascarar tabus, suprir medos e preconceitos ou simplesmente, por que falar de sexo é bom.

*Eros - palavra grega que significa amor, paixão, desejo intenso, erotismo.

Um comentário:

  1. É verdade o que escreveste em seu texto!

    Sexo, ato lindo, gostoso, livre e de muita intensidade. É preciso falar sem tabu, é preciso saber realmente o que significa para nós (seres humanos) não acredito neste "sexo" que é vendido e imposto para nós, sexo não é propaganda, é cumplicidade, desejo e libido.

    Parabéns pela reflexão.

    Forte abraço
    Josival Oliveira

    ResponderExcluir