terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Massificar a internet banda larga: permitir o acesso a quem não tem

Em recente entrevista ao programa 3 a 1 da TV Brasil, o ministro das Comunicações do governo Dilma, Paulo Bernardo confirmou que a proposta do governo federal é de massificar o acesso dos brasileiros à internet banda larga em até quatro anos. De acordo com o ministro, os detalhes para a execução do Plano Nacional de Banda Larga – o PNBL -, serão definidos em até cinco meses. Para Bernardo, “a compra de computadores no Brasil foi facilitada, mas o acesso à internet ainda é muito caro.” Com o PNBL a tendência é baratear o custeio da internet e permitir que boa parte da população tenha o acesso garantido. A notícia pode ser vista com bons olhos, no campo da inclusão digital.

Com o boom das mídias sociais, possibilitar o acesso de boa parte da população à internet aumenta a interatividade do comunicador com o receptor, que agora tem, além dos ouvidos e dos olhos, a voz. A massificação do uso da internet, auxiliado ao acesso e disseminação das novas mídias, comprova que a mobilização e participação social vêm sendo possibilitada. Isso pode ser visto no Brasil, desde o ano passado, com movimentações em prol das vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco; A impressionante participação durante o período eleitoral, e recentemente, a cobertura da implantação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Todos esses assuntos, discutidos via twitter e facebook. Esses e outros momentos que repercutiram na grande mídia e ganharam ‘corpo’ na rede.

Para além do debate de qualidade ou se tal tema é relevante ou não, o que fica claro é que a internet permite que a pluralidade de opiniões, posicionamentos, gostos, cores sejam vistos, ouvidos e divulgados. Ampliar o debate para que um número maior de pessoas compreenda e participe ativamente de assuntos relacionados ao interesse coletivo, é garantir um direito constitucional: a liberdade de expressão.

O PNBL

O Plano Nacional de Banda Larga tem por objetivo massificar o acesso à internet para todos os cidadãos, instituições de governo, sociedade e para as empresas. O PNBL foi criado no intuito de gerar oportunidades para as camadas da população que não tem acesso a internet, e por assim dizer, excluídos de um novo mundo. É permitir que todos sejam incluídos digitalmente, de ter acesso ao conhecimento, à comunicação e a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário